Prestação de Macau nas Olimpíadas de Xadrez considerada “positiva”

A selecção da RAEM conseguiu igualar a sua melhor classificação de sempre, conseguida nas Olimpíadas de Elista, na Rússia, em 1998. Em destaque na equipa de Macau esteve Li Hui, que em nove partidas, fez quatro pontos, com duas vitórias, quatro empates e três derrotas.

1-xadrezmacau

A equipa que representou Macau nas últimas Olimpíadas de xadrez, que tiveram anteontem a sua cerimónia de encerramento, regressa de Baku, capital do Azerbaijão e sede do evento, com o sentimento de dever cumprido. O 132.º lugar alcançado entre 180 equipas, no torneio aberto, é a melhor classificação de sempre da Região Administrativa Especial na prova.

Naquela que foi a 42.ª edição do evento mais popular do calendário da Federação Internacional de Xadrez (FIDE, na sigla em francês), que arrancou no dia 1 deste mês, a equipa de Macau que participou no torneio aberto arrancou uma prestação que lhe valeu uma subida de 17 lugares no ranking mundial:  “Esta foi a melhor classificação de sempre de Macau a par das Olimpíadas de Elista [Rússia] em 1998”, sublinhou José Silveirinha, chefe de delegação. Numa mensagem enviada ao PONTO FINAL, o responsável destacou a qualidade “jovem e promissora” desta equipa de jogadores da RAEM, constituída por Li Hui, de 23 anos, estudante finalista de Matemática na Universidade de Macau, por Ip Seng Tou e Ieong Seak Hin, dois estudantes de apenas 16 anos, por Ho Hou Meng, de 32 anos, formado em Taiwan e com um mestrado em Gestão Desportiva e pelo veterano Mak Keng Kei, de 60 anos.

 

Quatro vitórias e um empate

 

Das 11 jornadas da competição – defrontando em cada ronda uma das outras 11 equipas do seu grupo – Macau conseguiu vencer quatro e empatar uma (perdendo as restantes seis), o que lhe valeu um total de 9 pontos (dois por cada vitória e um pelo empate). O chefe da delegação destaca “a surpreendente vitória à segunda jornada por 2,5-1,5 contra Guernsey e a vitória difícil contra a Guiana na nona jornada”, mas considera que “o resultado mais importante” terá sido o 3-1 sobre o Gana, na 11.ª e última jornada. O triunfo sobre o Haiti, à oitava jornada, foi uma “vitória esperada” e o empate de 2-2 com Omã, na quinta ronda, acabou por ser também relevante.

Em destaque na equipa de Macau esteve Li Hui. Em nove partidas, o xadrezista fez quatro pontos, com duas vitórias, quatro empates e três derrotas, que lhe vão valer um acréscimo de 19 pontos no seu rating, um desempenho notável tendo em conta que o estudante de matemática “teve a tarefa mais difícil, pois enfrentou os jogadores mais fortes das equipas adversárias”, como nota José Silveirinha. A jovem esperança Ieong Seak Hin, de 16 anos, esteve também em grande, ao fazer 4,5 pontos em nove jogos, com quatro vitórias, um empate e quatro derrotas. “Teve uma performance de 50 por cento, o que é excelente, e ganhou quatro jogos seguidos da sétima à décima jornadas, o que revela a sua solidez de jogo”, considera o responsável, destacando também o trabalho desenvolvido na análise e preparação das partidas com a treinadora da equipa, a mestre internacional chinesa Liang Zhihua, que “foi fundamental para este excelente resultado”.

Em Baku, brilhou a equipa dos Estados Unidos, ao somar 20 pontos que lhe valeram as suas primeiras medalhas de ouro olímpicas desde 1976, numa altura em que contava com Bobby Fischer. A vitória suada da última jornada, por 2,5-1,5, sobre o Canadá, chegou para manter os norte-americanos a salvo da grande ponta final da Ucrânia, que conseguiu um 3,5-0,5 sobre a Eslovénia na derradeira ronda, o que lhe permitiu alcançar a prata, ultrapassando a Rússia, que teve de se contentar com o bronze. A anterior campeã do mundo, a China, não foi além do 13.º lugar. Portugal terminou no 41.º posto.

No torneio feminino, em que Macau não apresentou nenhuma equipa, estiveram em prova 140 formações de todo o mundo. A grande vencedora foi a selecção da China, que dominou o torneio, terminando à frente da congénere da Polónia, que acabou em segundo, e da Ucrânia, que ficou em terceiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s