Pereira Coutinho crítica postura do Governo no caso do templo de Mong Há

 

20150827-0103-1

O deputado José Pereira Coutinho quer saber qual é o valor que o Governo planeia gastar com as obras de trasladação do Templo de Hong Chan Kuan e com a abertura de um novo arruamento para ligar a zona da Areia Preta ao centro da cidade. A questão foi colocada numa interpelação escrita pelo legislador no final do passado mês, na qual afirma que o Governo não estima o património cultural e está sempre a apresentar inúmeras propostas que só prejudicam os imóveis do território com valor patrimonial.
“Face à actual recessão económica, e tendo em conta que o referido plano implica questões de direito de propriedade, aquisição ou troca de terrenos, e tendo ainda em conta os custos com as obras de transladação do Templo de Hong Chan Kuan e com a abertura de uma nova via, quantas centenas de milhões do erário público é que o Governo pensa mobilizar?”, pergunta o deputado e presidente da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau.
No documento, o parlamentar estima que os custos com a operação vão “atingir valores astronómicos”, tendo em conta que se “regista sempre excesso de despesas nas obras públicas”.
Ao mesmo tempo José Pereira Coutinho acusa o Governo de não tomar conta do património de Macau, dando como exemplo os planos para as demolições da piscina municipal do Estoril, a casa secular do Hospital São Januário e o edifício da Rua da Barca n.º1.
Em relação à possibilidade do Templo de Hong Chan Kuan ser deslocado, o legislador sublinha que o “valor do património cultural não pode depender de um único monumento” mas antes “da vista geral da cidade”. Assim sendo, defende que o “património que é demolido e reconstruído noutros locais, através de métodos antiquados, nunca mais recupera as suas características originais”.
José Pereira Coutinho quer saber também se as alterações que vão ser promovidas foram alvo de consulta pública e se se justificam, visto que a futura estrada vai ter apenas uma faixa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s