Meranti deixou rasto de destruição em Taiwan

 

636094300594592652-epa-epaselect-taiwan-super-typhoon-meranti-85195016

Com rajadas de vento de até 263 quilómetros por hora, o Meranti – tempestade tropical com a categoria de supertufão – paralisou o sul de Taiwan e causou inundações e danos em edifícios e infra-estruturas, provocando cortes de energia em mais de 180 mil habitações.

Apesar de o Meranti não ter tocado terra, trouxe chuvas e ventos fortes ao leste e sul de Taiwan. Foram mobilizados cerca de 20.000 soldados e retiradas 20.629 pessoas de duas ilhas e do leste de Taiwan, escreve a agência Efe.

Até à manhã de quarta-feira, mais de 20.000 lares continuavam sem água nem eletricidade, tendo-se registado inundações e quedas de postes e árvores, segundo dados do Centro de Resposta a Emergências e da estação de televisão local TVBS.

Os mares que rodeiam o sul de Taiwan registaram durante o dia de ontem uma forte ondulação e os barcos pesqueiros e de transporte encontram-se abrigados nos portos da ilha.

A actividade laboral e o transporte aéreo e ferroviário no sul de Taiwan estão hoje interrompidos e não deverão ser retomados até à tarde de quinta-feira, quando o Meranti deixar de afectar Taiwan e chegar à costa oriental chinesa.

Este é o tufão mais forte a afectar Taiwan desde 1959. Voos com partida de Hong Kong e Macau com destino a Taiwan foram, entretanto, cancelados e adiados (ver texto principal)

As duas regiões administrativas especiais tinham na manhã de ontem içado o sinal 1 de tufão – o mais baixo numa escala até dez – com as autoridades de Hong Kong a estimarem que o Meranti se aproxime da região durante o dia de ontem.

O sinal 1 significa em Macau que o centro de uma tempestade tropical está a menos de 800 quilómetros da região, podendo vir a afectá-la.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s