Macau deverá escapar à fúria do Meranti

 

O tufão Meranti mudou a rota para Norte e espera-se que toque terra hoje de manhã, nas imadiações de Xiamen. As boas notícias é que apesar de um céu nublado, deverá haver abertas que permitam o avistamento da Lua durante as festividades do Meio Outono.

 

1-meranti-taiwan

João Santos Filipe

O tufão Meranti levou ao cancelamento de alguns voos com destino a Taiwan e Jinjiang, em Fujian, e ao içar do sinal n.º 1 durante o dia de ontem. No entanto, as últimas indicações dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos apontam para que não haja necessidade de içar um sinal mais elevado. A explicação foi avançada pelo organismo dirigido por Fong Soi Kun numa resposta fornecida ao PONTO FINAL.

“Ontem à noite [terça-feira], o tufão ‘Meranti’ mudou a sua rota mais para Norte, portanto, na altura de atingir a terra, amanhã [hoje], dia 15 ao início da manhã, o tufão vai atingir a região adjacente de Xiamen, que fica no Sul de Fujian a uma distância de mais de 400 quilómetros de Macau”, afirmaram os SMG. “Assim a sua influência sobre a região ficará relativamente mais baixa do que na previsão anterior”, frisou o organismo.

Anteriormente os Serviços Meteorológicos e Geofísicos admitiam a possibilidade de içarem o sinal n.º3, mas com a nova rota do Meranti, tal não vai ser necessário: “De acordo com a estimativa actual, é pouco provável substituir o presente sinal por um sinal mais alto”, avançou fonte dos SMG.

A boa notícia para quem quer celebrar o Festival da Lua é que as novas previsões assumem a possibilidade de poder ver-se o satélite natural da terra entre hoje e amanhã, apesar de as previsões apontarem para  céu muito nublado e aguaceiros ocasionais.

“Caso o movimento do tufão acelere ou caso a sua rota mude para uma direcção mais para norte, amanhã [hoje] e depois de amanhã [amanhã] à noite é possível que a população possa ocasionalmente ver a lua”, foi explicado ao PONTO FINAL.

À altura da última actualização conduzida pelos SMG, o Meranti estava sobre o mar do sul de Taiwan, a cerca de 610 quilómetros de Macau. Na altura, o Meranti deslocava-se para noroeste a uma velocidade de 22 quilómetros/hora.

Durante o dia de ontem foram seis os voos cancelados, sendo que cinco tinham como destino Taiwan, nomeadamente os aeroportos de Kaohsiung e Taipé, e um dirigia-se para Jinjiang, em Fujian.

No sentido contrário foram cancelados quatro voos, todos com partida em Kaohsiung e Taipé. Foi igualmente cancelado um voo da Xiamen Airlines que partia hoje de Jinjiang com destino a Macau e que estava agendado para as 16h35.

Além disso, o Governo, através do Instituto Cultural, fez um apelo aos responsável pelo património e edifícios históricos para “desencadearem uma protecção adequada e antecipada do património e tomarem as medidas de protecção necessárias”.

 

Um apelo semelhante foi igualmente realizado pela Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais em relação aos cuidados a tomar na manutenção dos estaleiros de obras de construção.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s