Estudantes do território em Portugal queixam-se da falta de professores de Direito

 

 

fernandochuisaion_macau

No compromisso com que encerrou a visita oficial a Portugal, o Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, jantou anteontem com jovens do território que se encontram a estudar em Portugal. Os estudantes de Macau radicados em Portugal queixaram-se a Chui Sai On da falta de professores de Direito na RAEM.

Segundo um comunicado do Gabinete de Comunicação Social, ontem divulgado, Chui Sai On ofereceu um jantar a uma centena de estudantes de Macau, em que destacou a importância de dominar diferentes línguas, mencionando em particular a área do Direito.

Para Chui, “o processo de aprendizagem e estágio”, em locais como Portugal e China, “afecta a formação das jurisprudências”.

Por seu lado, os estudantes, que frequentam o ensino superior em Portugal, “reiteraram a falta de professores de Direito em Macau”, segundo o mesmo comunicado.

O líder do Governo justificou a situação por, antes da transferência de poderes de Portugal para a República Popular da China, a Faculdade de Direito da Universidade de Macau “não ter adquirido maturidade suficiente”, registando “falta de professores e membros na equipa de investigação”.

No entanto, disse Chui, a qualidade da Universidade de Macau tem vindo a aumentar, fazendo “votos que a instituição possa criar um grupo de professores qualificados”, já que se encontra em processo de recrutamento de um novo director para a Faculdade de Direito.

O líder do Governo frisou que “o objectivo principal é que a Universidade de Macau possa formar talentos jurídicos adequados ao sistema legal praticado na RAEM [Região Administrativa Especial de Macau]”.

O Direito em Macau é de matriz portuguesa e o português é um dos dois idiomas oficiais do território.

Durante a visita a Portugal, Chui Sai On comprometeu-se a reforçar o ensino do português em Macau e reafirmou a sua vontade de tornar a cidade um centro de difusão da língua portuguesa na China.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s