Fotografia sobre vidro e aço, para contrariar a efemeridade do instante

A 23 de Setembro, às 18h30, a MMM Workshop inaugura uma mostra colectiva de fotografia que traduz o encontro entre dois artistas. Em “Bubble World” cruzam-se as linguagens distantes de Timothy Lo e Andy Lao, com recurso a suportes tão inusitados como espelhos, azulejos ou placas de aço.

1.Timothy Lo.jpg

Fotografia: Timothy Lo

Sílvia Gonçalves

As roupas pendem de cabides como corpos inertes. Amontoam-se os objectos na geometria das varandas, numa extensão crua da própria existência. No encontro entre os edifícios, o emaranhado de vidas que se pressentem pelos vultos que atravessam a escuridão, pelas luzes que pontilham a noite. A imagem é de Timothy Lo e figura entre as mais de 100 que se apresentam ao público  entre 23 de Setembro e 16 de Outubro na galeria MMM Workshop. A exposição, intitulada “Bubble World”, junta ao trabalho de Timothy o de um outro jovem artista, Andy Lao, em cujos registos a paisagem assume predominância e denuncia a vocação nómada do fotógrafo. O curador, José Dores, diz haver algo de especial numa exposição onde a fotografia rejeita a apresentação sobre papel e se apropria de materiais como o azulejo, o espelho ou uma inexorável placa de aço. “São 130 fotografias. Há algo especial nesta exposição, porque as imagens são apresentadas em alguns materiais também eles especiais. Vamos pô-las em azulejos, espelhos, placas de aço inoxidável. Actualmente, em Macau, não temos muitas exposições de fotografia e as que há apresentam de forma normal, em papel de fotografia. Nós temos o objectivo de fazer algo especial”, assume Dores.

Ao encontro entre os dois fotógrafos de Macau, entendeu o curador chamar “Bubble World [Mundo Bolha]”: “Tal como uma bolha, permanece por pouco tempo mas as suas características ficam sempre na nossa mente. O mesmo se aplica à fotografia, capturamos o momento mas não o veremos a não ser que seja impressa. Por isso queremos transformar essas imagens de uma forma duradoura, mostrá-las em diferentes materiais”, diz o curador e artista.

José Dores propõe-se apresentar o trabalho de dois fotógrafos que conheceram reconhecimento recente: “São jovens, têm vinte e tal anos, mas são muito talentosos. O Timothy Lo ganhou um prémio da Fundação Oriente no ano passado. O Andy Lao foi selecionado pela National Geographic, num ‘editors choice [escolha do editor]’, no ano passado”. A mostra reúne várias séries fotográficas onde é evidente o contraste de linguagens dos dois artistas: “Inclui paisagens do Andy, porque ele adora viajar. Paisagens de Macau, Turquia, Índia, Indonésia, principalmente países asiáticos. Haverá alguns retratos do Timothy”, revela o curador.

Pintor, José Dores assume o contacto ocasional com a fotografia – “faço alguma fotografia abstracta, bastante diferente da deles” – e entende assim a que hoje se produz no território: “Em Macau faz-se fotografia de uma maneira tradicional. A sua forma de expressão [de Timothy e Andy] é bastante diferente, é por isso que queremos dar-lhes uma nova plataforma, para que expressem os seus sentimentos. Porque se eles puserem os seus trabalhos em competições em Macau, provavelmente não ganharão prémios, mas alguns tentaram por os seus trabalhos em revistas populares, como a National Geographic, e até conseguiram o ‘editors choice’, o que significa que os seus trabalhos são bons”.

A exposição “Bubble World” conta com a organização da Associação FIND ART, fundada em 2015, a que José Dores preside, e que vem engrossar as fileiras das entidades que procuram promover a produção artística local em fase embrionária: “A nossa associação está a planear fazer mais de 10 exposições no próximo ano. Estamos a planear trabalhar duro no ano que vem. Nós pretendemos promover novos artistas, é por isso que no próximo ano nos iremos focar mais neles”, revela o curador.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s