Cabo Verde à espera de Chui Sai On

Enquanto dirigiu o Executivo do território,  Edmund Ho foi ao Brasil e a Moçambique. Cabo Verde espera por Chui Sai On.

 

PR Marcelo rebelo de Sousa recebe o Chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui Sai On

João Paulo Meneses

Fernando Chui Sai On tem na gaveta um convite das autoridades cabo-verdianas para visitar o arquipélago desde pelo menos 2010. 0 convite, feito curiosamente pelo actual primeiro-ministro, foi reafirmado mais de uma vez, mas até ao momento sem sucesso.

O actual chefe do Executivo apenas saiu oficialmente por três vezes da China, duas delas para vir a Portugal e uma para se deslocar a Bruxelas. Já o seu antecessor visitou dois outros países do universo do Fórum Macau, o Brasil (2005) e Moçambique (2002).

Existe, pois, a expectativa de que Cabo Verde seja o próximo destino de Chui Sai On, que assim não deixaria a liderança do Governo sem visitar pelo menos um dos países africanos de língua portuguesa.

As autoridades cabo-verdianas acreditam que tal possa acontecer nos próximos três anos (ou seja, até final do actual mandato) e têm uma boa razão para assim pensar: o complexo turístico que a empresa Macau Legend Development está a construir no Ilhéu de Santa Maria, na Praia, será o maior empreendimento do género na antiga colónia portuguesa, num investimento que representa 15 por cento do Produto Interno Bruto de Cabo Verde.

O projecto, que tem um investimento estimado de 2,26 mil milhões de patacas, deve estar concluído precisamente daqui a três anos, segundo foi revelado pelo director-executivo da Macau Legend, David Chow Kam Fai.

Com esta hipotética deslocação, o chefe do Executivo responderia também às críticas, várias vezes repetidas, de que se esqueceu de incluir os países de língua portuguesa na sua agenda, excepção feita a Portugal: “É visto com uma certa apreensão o facto de os dirigentes de Macau não visitarem os países que fazem parte do Fórum Macau”, disse em 2011 o então secretário-geral adjunto do Secretariado Permanente do Fórum Macau, Manuel Amante da Rosa, precisamente o representante de Cabo Verde na plataforma dinamizada pelo Governo Central.

Ao realçar que os “dirigentes dos vários países de língua portuguesa se deslocam regularmente a Macau”, este responsável considerou que “há necessidade de haver uma reciprocidade, que os dirigentes de Macau também visitem aqueles países”.

“Não faz sentido termos aqui esta plataforma, que é estratégica para o nosso relacionamento (lusofonia-China), se os seus dirigentes não se deslocarem aos países lusófonos e quando até há muitos dirigentes da República Popular da China que o fazem regularmente”, acrescentou o agora embaixador de Cabo Verde em Itália.Ainda por cima, o antecessor de Chui Sai On, Edmund Ho, chegou a ter programada uma deslocação a Cabo Verde, que foi posteriormente cancelada.

 

MAIS ESPAÇO PARA A COOPERAÇÃO COM PORTUGAL

No encontro que manteve, na tarde de segunda-feira, com o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, ambos os responsáveis destacaram a importância da manutenção das relações amistosa entre Macau e Portugal, de acordo com a informação divulgada pelo Gabinete de Comunicação Social.

Ao abordar “as circunstâncias económicas”, Chui Sai On salientou a importância da diversificação adequada da economia e da cooperação regional, no desenvolvimento sustentável da RAEM, destacando que, “ao longo do processo, haverá ainda mais espaço de cooperação com Portugal”.

O chefe do Executivo referiu ainda que o papel de Macau como “Uma Plataforma e Três Centros”, “será destacado” na 5ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que se realiza no próximo mês, e “mostrou-se convicto que o sucesso do Fórum trará ainda mais oportunidades para a cooperação entre Macau e Portugal”.

Do outro lado, Marcelo Rebelo de Sousa, terá considerado que a visita do Chefe do Executivo “comprova a boa cooperação e a amizade entre Portugal e China, e a continuação das relações amistosas  com Macau nos domínios financeiro, económico, cultural e linguístico”. O Chefe de Estado terá salientado também “a importância da língua portuguesa para Macau e Portugal, na manutenção das relações com os outros países lusófonos, para além de promover as relações amistosas entre a China e os países de língua portuguesa”.

Antes do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, Chui Sai On esteve cerca de uma hora com o primeiro-ministro português,  António Costa, de quem ouviu a confirmação de que será o chefe do Governo a liderar a comitiva portuguesa à 5ª Conferência Ministerial do Fórum.

Durante a conversa com Costa, o responsável máximo pela RAEM pôde ouvir que “Macau representa uma importante ponte para as relações amistosas entre Portugal e a China” e que esta visita do Chefe do Executivo terá contribuído “para incrementar as relações entre Portugal-China e Portugal-Macau”.

António Costa é citado pelo Gabinete de Comunicação Social como tendo afirmado que “a diversificação adequada da economia de Macau não só abre mais uma porta, para Portugal, na área da cooperação, como também irá promover o intercâmbio com a China e a RAEM, nos domínios da economia e da inovação tecnológica”.

“Em seguida, Chui Sai On saudou o sucesso de Portugal e salientou o empenho da RAEM na globalização da ciência e da tecnologia. O líder do Governo disse acreditar no incremento da cooperação, entre os dois territórios, como um reforço no desenvolvimento diversificado de Macau”, tendo ficado a promessa de promover o intercâmbio entre estudantes chineses e portugueses, “e que irá analisar um possível aumento das bolsas de estudo”.

A visita de Chui Sai On a Portugal terminou ontem à noite, à mesa, com um encontro com jovens estudantes de Macau. Esta quarta-feira é dia de regressar à RAEM.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s