Sinal 1 pode ser içado amanhã. A culpa é do Meranti

Os SMG ainda não conseguem prever se vai ser içado o sinal n.º 3 na quinta-feira, dia em que o tufão se pode aproximar mais de Macau. No entanto, parece certo que vai ser um Festival Lunar com a lua escondida pelas nuvens.

1.Meranti.jpg

João Santos Filipe

 

O Tufão Meranti pode fazer com que o sinal n.º 1 seja içado amanhã no território, numa altura em a tempestade se deve situar a menos de 800 quilómetros de Macau. A informação foi avançada ontem, ao PONTO FINAL, pela Direcção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos, que ainda não conseguem prever se poderá ser içado um sinal mais elevado na quinta-feira, quando o Meranti se aproximar ainda mais do território.

“A previsão gerada, informaticamente, indica que, no dia 14 [amanhã], o Meranti vai entrar num raio de localização a menos de 800 quilómetros de Macau. Na ocasião, esta Direcção vai considerar se emite o sinal n.º 1 de tempestade tropical”, adiantaram ontem os SMG, ao PONTO FINAL.

Em relação ao estado do tempo, para amanhã os aguaceiros são esperados apenas à noite, sendo que durante o dia vai estar tempo quente: “O vento soprará do quadrante norte, o céu apresentar-se-á ensolarado e o tempo quente com bruma seca, mas à noite vão começar os aguaceiros ocasionais”, frisaram os responsáveis pelos Serviços Meteorológicos e Geofísicos.

Até ao momento as previsões apontam para que seja entre quinta-feira e sexta-feira que o tufão mais se aproxime de Macau. Porém devido à distância temporal os SMG não arriscam uma previsão quanto à possibilidade de ser içado o sinal n.º 3 ou superior:  “Mantendo a rota, no dia 15, o tufão tem a possibilidade de atingir a região entre Shanwei e Shantou. No entanto, a três dias do Festival, ainda é cedo para garantir com precisão a trajectória do tufão”, reiterou o organismo ao PONTO FINAL. “A tecnologia actual ainda tem algumas limitações, por esse motivo o ponto em que vai atingir a terra poderá ter uma diferença de 200 a 300 quilómetros, havendo ainda a possibilidade de atingir a Foz do Rio das Pérolas”, acrescentaram as autoridades.

É, no entanto, na quinta-feira e, principalmente, na sexta-feira que Macau vai registar os aguaceiros mais fortes devido ao Meranti: “Os aguaceiros vão tornar-se muito frequentes, sobretudo, no período da tarde do dia 15, mas no dia 16 de manhã, os aguaceiros e ventos fortes vão tornar-se ainda mais evidentes. Desse modo, há pouca possibilidade de ver a Lua”, explicaram os responsáveis pelo organismo dirigido por Fong  Soi Kun.

Na altura em que os SMG responderam ao PONTO FINAL,  ao final da tarde de ontem, o tufão estava localizado a 800 quilómetros a Leste das Filipinas. No entanto, e de acordo com as imagens disponíveis de satélite, estava a “intensificar-se, gradualmente, e a mover-se a oés-noroeste, encaminhando-se para o canal de Bashi, entre Taiwan e as Filipinas”.

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s