Novos empréstimos para habitação desceram 16,5 por cento em Julho

 

 

1-seac-pai-van

Os novos empréstimos para a compra de casa no território diminuíram 16,5 por cento no mês de Julho, em termos anuais, e 25,7 por cento comparativamente ao mês anterior, indicam dados oficiais divulgados esta segunda-feira.

Segundo as estatísticas da Autoridade Monetária de Macau (AMCM), os bancos concederam 3,5 mil milhões de patacas em empréstimos, dos quais 98,2 por cento a residentes de Macau, ou seja, menos 5,7 por cnto em relação a Junho e menos 15,1 por cento face a igual período do ano passado.

A não residentes foram concedidos, em Junho, 63,95 milhões de patacas, valor que representa menos 55,4 por cento e 94 por cento em termos anuais e mensais, respectivamente.

Os novos empréstimos comerciais para actividades imobiliárias aprovados em Julho atingiram também 5,5 mil milhões de patacas – menos 72,2 por cento face ao período homólogo do ano passado. Em termos mensais, registou-se uma descida de 45,8 por cento, de acordo com os dados ontem tornados públicos pela Autoridade Monetária de Macau.

O saldo bruto dos empréstimos hipotecários para habitação correspondia a 177,2 mil milhões de patacas, enquanto o dos comerciais alcançou 169,6 mil milhões de patacas no final de Julho. O acesso à habitação, devido aos preços elevados, constitui um dos maiores motivos de queixa da população de Macau.

Relativamente ao rácio das dívidas não pagas no que diz respeito aos empréstimos hipotecários para habitação, no final do mês de Julho o volume de dívidas por saldar cresceu 0,03 pontos percentuais em relação ao mês de Julho, tendo atingido 0,12 por cento. Em termos anuais, o crescimento da dívida – que se pautou por 0,06 pontos percentuais – foi ligeiramente mais significativo. No rácio das dívidas não pagas no que toca aos empréstimos comerciais para actividades imobiliárias, a percentagem de clientes em falta cresceu 0,03 por cento, tendo crescido 0,01 pontos percentuais ao nível do mês anterior e desceu 0,02 pontos percentuais no período homólogo.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s