Filipinas: Guerra contra a droga já vitimou quase três mil pessoas

 

the-dark-side-of-dutertes-deadly-but-popular-drugs-war-2016-7

O governo das Filipinas defendeu o “êxito” da sua violenta campanha contra a droga, iniciada pelo Presidente do país, Rodrigo Duterte, que desde 30 de Junho fez quase 3.000 mortos, informam ontem os ‘media’ locais.

“As operações policiais têm sido um êxito”, disse o secretário para a comunicação da presidência filipina, Martin Andanar, em declarações reproduzidas pelo diário Philstar.

Segundo os mais recentes dados da polícia, publicados no sábado, a guerra contra o narcotráfico causou a morte de 1.466 presumíveis traficantes em operações policiais em pouco mais de dez semanas. Outras 1.490 pessoas morreram às mãos de grupos dos chamados “vigilantes”, os quais “preocupam” o governo filipino, de acordo com Martin Andanar: “As mortes que têm a ver com guerras internas de grupos criminosos que se eliminam uns aos outros são um claro motivo de preocupação. Não estão sob o âmbito da lei”, sublinhou o mesmo responsável, garantindo que essas mortes vão ser alvo de investigação.

Segundo a polícia, a guerra contra a droga levou à detenção de mais de 16 mil presumíveis traficantes e consumidores. Mais de 700 mil entregaram-se por sua livre iniciativa às autoridades.

O director da polícia, Ronald de la Rosa, assegurou que a controversa campanha levou à redução do fornecimento de droga em aproximadamente 90 por cento.

Duterte tem recebido inúmeras críticas por causa do seu plano contra a droga que, segundo organizações internacionais como a ONU, é “ilegal e vulnera os direitos e liberdades fundamentais”.

Contudo, o chefe de Estado rejeitou essas opiniões, defendendo que o vício da droga constitui um dos maiores problemas das Filipinas.

Duterte ganhou as eleições presidenciais a 9 de Maio, com a promessa de acabar com o flagelo da droga nos seus primeiros seis meses de mandato e desde então tem vindo a instar, por inúmeras vezes, a polícia e mesmo os cidadãos a matar narcotraficantes.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s