Malásia: Abu Sayyaf sequestra três pescadores

rohingya_fishermen_ap_650

Três pescadores foram sequestrados no litoral do estado malaio de Sabah, na ilha do Bornéu, por um grupo de homens armados suspeitos de pertencerem ao grupo radical filipino Abu Sayyaf, um dos grupos islâmicos activo nesta zona do planeta, informou este domingo a imprensa local.

O sequestro teve lugar perto de um complexo turístico de Semporna e foi confirmado às autoridades malaias pelo patrão da embarcação, segundo o diário The Star.

A acção foi levada a cabo por sete assaltantes que fugiram com três dos 11 tripulantes do pesqueiro até ao arquipélago de Tawi-Tawi, no sul das Filipinas, onde o Abu Sayyaf tem um dos seus redutos.

O incidente ocorreu dois dias depois de as autoridades de Sabah Oriental terem conduzido uma vasta operação contra o contrabando transfronteiriço.

As Filipinas declararam no início da semana passada o estado de emergência nacional depois de um atentado à bomba perpetrado pelo Abu Sayyaf num mercado nocturno de Davao, na ilha de Mindanao, no sul do país, que causou 14 mortos e 67 feridos. O grupo mantém sequestrados nove pescadores indonésios, cinco malaios, um japonês e o norueguês Kjartan Sekkingstad.

Kjartan Sekkingstad foi capturado num complexo turístico de Davao em Setembro de 2015 juntamente com os canadianos John Ridsdel e Robert Hall, ambos decapitados em Abril e Junho, após ter expirado o prazo dado para o resgate.

Um grupo de ex-combatentes da guerra do Afeganistão contra a União Soviética fundou o Abu Sayyaf em 1991 e desde então atribuem-lhes atentados violentos e numerosos sequestros com os quais se financia. O grupo é uma das várias milícias de inspiração islâmica que lutam pela independência da região sul das Filipinas, conhecida como Bangsamoro.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s