Governo promove prevenção contra a dengue e vírus Zika

istock_64020541_wide

O Jardim de Iao Hon foi palco anteontem de uma actividade de promoção no âmbito da prevenção contra o vírus Zika e a febre de dengue. Organizada pelo Grupo de Trabalho para a Prevenção da Febre de Dengue, a sessão teve como finalidade aprofundar os conhecimentos da população, tendo em vista a promoção de diversas medidas de prevenção de ambas as patologias.

Para além de ter organizado uma palestra sobre o tema, o Grupo de Trabalho para a Prevenção da Febre de Dengue distribuíu panfletos e iniciou acções de sensibilização, no sentido de chamar a atenção da população sobre a importância de despejar a água estagnada e manter a limpeza do meio ambiente para limitar a proliferação de mosquitos.

Os membros do organismo também explicaram como ocorria a transmissão de dengue e do vírus Zika através de picadas do mosquito Aedes Albopictus e acentuaram a facilidade de proliferação dos insectos em climas húmidos e chuvosos. Este ano, a situação epidémica de dengue nas regiões do Sudeste Asiático tem sido bastante grave e, até ao momento, em Macau, já foram registados oito casos importados com origem naquela zona do Continente asiático. Por outro lado, também foi recentemente registado um problemático surto do vírus Zika em Singapura, onde 304 pessoas contraíram a doença.

Entretanto, durante o presente mês, os Serviços de Saúde vão proceder à pesquisa de locais que sejam considerados potenciais “fontes” de proliferação de mosquitos, nomeadamente nos domicílios e nos espaços comuns dos edifícios, de acordo com o prognóstico de probabilidade de propagação da febre dengue em Macau.

Dado que os mosquitos portadores são frequentemente encontrados em Macau e sendo que a RAEM é uma cidade turística, onde existe uma grande flutuação da população, “há uma elevada probabilidade de ocorrerem casos importados de febre dengue”, considera a Direcção dos Serviços de Saúde em comunicado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s