TCR Asia Series: Sepang no lugar de Zhejiang

Os atrasos na remodelação do Circuito Internacional de Zhejiang levaram a organização do TCR Asia Series a cancelar a etapa, prevista para aquele traçado, no final de Outubro.  O Circuito de Sepang foi escolhido como alternativa, mas há pilotos insatisfeitos com a organização. O macaense Filipe Clemente de Souza é um deles.

1-clemente-de-sousa
Marco Carvalho

Os atrasos na empreitada de construção do Circuito Internacional de Zhejiang levaram a organização do campeonato TCR Asia a cancelar a etapa prevista para o novo traçado, mas a corrida – a segunda prevista para um autódromo da República Popular da China – acabou por ser substituída por uma alternativa que se deverá afigurar ainda mais competitiva.

Os pilotos que disputam a edição de 2016 da série asiática do TCR vão engrossar o pelotão da TCR International Series que vai competir a 1 e 2 de Outubro no Circuito Internacional de Sepang, no fim-de-semana em que o traçado malaio acolhe o Grande Prémio da Malásia em Fórmula 1.

“Não obstante as garantias dadas ao longo do ano, a verdade é que as obras de re-estruturação do Circuito de Zhejiang sofreram atrasos consideráveis, pelos que o traçado não estará pronto a tempo de acolher o certame que lá queríamos promover”, explicou David Sonenscher, director executivo da WSC Asia Limited,  a entidade responsável pela promoção da TCR Asia Series.

“O lugar ideal para dar seguimento ao Campeonato é Sepang. Ofereceram-nos a possibilidade de corrermos integrados no pelotão da International Series e a hipótese mereceu desde logo a nossa concordância, até porque são muitas as equipas que disputam a TCR Asia Series que têm a sua sede no Circuito de Sepang”, complementou o responsável.

O Circuito Internacional de Sepang acolheu, de resto, a corrida inaugural da TCR Asia Series, em Setembro de 2015, em dois dias de boa memória para Rodolfo Ávila, que dominou por completo no circuito malaio.

Apesar de Sepang se constituir como um dos traçados mais badalados do continente asiático, a substituição do circuito chinês pelo circuito malaio não agrada a toda a gente. O macaense Filipe Clemente de Souza, actual quinto posicionado do Campeonato, com 64 pontos, teria optado por Zhejiang se lhe fosse dado a escolher: “A prova em Sepang é aliciante porque passamos a correr numa corrida de suporte à Fórmula 1, mas, por mim, preferia correr num circuito novo. É  mais excitante. Conheço bem Sepang, mas os outros pilotos contra quem vou competir também conhecem bem o traçado, pelo que não há qualquer vantagem para mim em correr na Malásia”, explicou ao PONTO FINAL.

O piloto do território poderá, de resto, estar a disputar a TCR Asia Series pela última vez, por considerar que a prova, apesar de ter encarecido, está a perder qualidade: “O organizador não está a promover bem o Campeonato. Há pouco promoção e poucos benefícios para os pilotos tendo em conta os custos da competição. Este ano vou terminar o Campeonato, mas para o ano provavelmente não participarei”, explica Filipe Clemente de Souza. “Os benefícios da participação no TCR International Series são  muito mais significativos”, admite.

Apesar dos elogios feitos à prova criada no ano passado por Marcello Lotti, o piloto macaense reconhece que os custos da participação na competição se afiguram proibitivos. O actual quinto classificado da TCR Asia Series admite mudar de rumo na próxima temporada: “No próximo ano estou a pensar disputar o Campeonato Chinês de GT. O preço é aceitável e o Campeonato está a desenvolver-se muito bem. Muitos pilotos começam a olhar com interesse para a competição”, revela Filipe Clemente de Souza.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s