Importações chinesas sobem pela primeira vez em quase dois anos

 

3-importacoes

As importações da China subiram 1,5 por cento no mês passado, face ao período homólogo de 2015, naquele que foi o primeiro aumento em quase dois anos, revelaram ontem as alfândegas do país, num sinal positivo para a segunda maior economia mundial.

As exportações recuaram 2,8 por cento, em termos homólogos, para 190,6 mil milhões de dólares.

O excedente da balança comercial chinesa recuou 13,6 por cento, no mesmo período, para 52 mil milhões de dólares.

Os dados constituem o mais recente indicador positivo para a maior potência comercial do planeta, com a primeira subida das importações, para 138,5 mil milhões de dólares, desde Outubro de 2014.

A República Popular da China foi o motor da recuperação global após a crise financeira de 2008 e o desempenho da sua economia tem impacto em vários países, desde a Austrália ao Zâmbia.

A China é, por exemplo, o principal cliente do petróleo de Angola, que em Julho foi o maior fornecedor de crude ao país asiático, ultrapassando a Arábia Saudita e a Rússia, com as vendas a aumentarem 23,3 por cento, face ao mês anterior, para 4,27 milhões de toneladas, segundo dados oficiais.

O país asiático é também o principal parceiro comercial do Brasil e um dos principais investidores em Portugal. Em 2015, a economia chinesa cresceu 6,9 por cento, o ritmo mais lento dos últimos 25 anos.

No início do mês, dados oficiais revelaram que o índice de produção industrial da China subiu também para o nível mais alto em quase dois anos.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s