Antigo tribunal é a localização mais conveniente, diz Alexis Tam

 

20160111-0109-1

No texto final do Plano Quinquenal de Desenvolvimento da RAEM para 2016-2020, ontem apresentado (ver texto principal), prevê-se que as obras das fundações da nova Biblioteca Central estejam concluídas em 2020 e que a infra-estrutura entre em funcionamento em 2022. Chui Sai On salientou que há muito tempo foi decidida a construção de uma nova Biblioteca Central. Alexis Tam defendeu, por sua vez, não haver uma localização mais conveniente que o edifício do antigo tribunal, que se coaduna com a dimensão que deve ter a principal biblioteca da cidade.

“Este plano não foi definido agora, já em 2016 o Governo encomendou um estudo sobre a construção de uma biblioteca”, recordou ontem o secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, assinalando que, já na altura, “pensava-se em converter o antigo edifício do tribunal”. Alexis Tam entende que a actual Biblioteca Central, localizada na praça do Tap Seac, “tem uma envergadura muito limitada”. O responsável sublinha que não há uma alternativa com a dimensão que se espera da principal sala de leitura do território: “É verdade que temos outras bibliotecas, mas estas são das zonas comunitárias. Não contam com a envergadura de uma biblioteca central. Temos que prestar um serviço mais modernizado à população”, defende.

O momento para avançar para a empreitada não podia ser mais oportuno, entende o secretário: “Há um ou dois anos que a Polícia Judiciária tem uma nova sede. Por isso é o momento oportuno para ponderar a sua localização, para estimular a cultura da leitura. Queremos estimular a cultura da leitura, por isso um bom hardware é importante, que é a Biblioteca Central. Não vemos uma localização mais conveniente que o antigo tribunal”, reiterou Alexis Tam. S.G.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s