“O ioga é um mundo de brincadeira para os bebés”

O estúdio YogaLoft Macau está a promover uma formação para quem se quiser tornar professor de ioga para bebés a partir dos três meses e crianças até aos 12 anos. A promotora do evento, Rita Gonçalves, garante que a prática de ioga é “um mundo de brincadeira” para os mais novos, que lhes ensina ainda a acalmarem-se e “a lidarem com os desafios de forma positiva”.

1.yoga-place-baby

Cláudia Aranda

O estúdio YogaLoft Macau, gerido por Rita Gonçalves, está a promover uma formação destinada a professores de ioga para bebés a partir dos três meses e crianças até aos 12 anos. O curso vai ser orientado por Jenny Smith, professora certificada, baseada em Hong Kong, e vai decorrer nos dois primeiros fins-de-semana do mês de Julho. É o primeiro do género organizado no território.

O curso está aberto a “toda a gente que gosta de crianças e de ioga”, disse ao PONTO FINAL a professora de ioga e gerente do estúdio, Rita Gonçalves: “Não é necessário ter uma formação como educadora de infância. No entanto, é preciso ter alguma experiência de ioga. É uma actividade que requer alguma paixão e que exige muita dedicação. A pessoa tem que ter essa vontade”, acrescenta Rita Gonçalves.

O ideal é ter pelo menos um ano de prática de ioga. Caso haja interessados que não tenham essa experiência, a sugestão de Rita Gonçalves é que se juntem à prática quanto antes e façam um curso intensivo – pelo menos umas 10 aulas – antes da formação arrancar, no início de Julho.

“O importante é as pessoas terem boas noções das posturas e da respiração, é preciso passar pela experiência antes de se ser capaz de a passar à criança”, explicou Rita Gonçalves.

O curso inclui dois módulos: no primeiro fim-de-semana a formação será orientada para professores de crianças dos quatro aos 12 anos, e no segundo fim-de-semana para bebés dos três meses aos três anos.

A formação tem um limite de seis vagas, das quais três já se encontram preenchidas, diz Rita Gonçalves. A instrutora explica que não convém abrir o curso a um número muito grande de pessoas, porque depois a professora, neste caso, Jenny Smith, fica com menos disponibilidade para dar a atenção devida a cada um dos formandos, podendo esse facto afectar os resultados da formação.

Quanto aos bebés e crianças, também os haverá disponíveis para participar neste curso enquanto “voluntários” – chamemos-lhes assim – disponíveis a fazerem parte desta formação: “Não é obrigatório ter uma criança, quem não tiver haverá outros miúdos”, garantiu Rita Gonçalves, explicando que quando lançou a informação sobre esta formação, “todas as pessoas pensaram que era uma aula para miúdos e ‘choveram’ propostas de crianças que querem fazer ioga”.

“Macau está mesmo receptivo, há muita procura e muita necessidade e tem que haver alguma coisa com qualidade em Macau, por isso é que lancei este curso. Foi isso que me fez querer avançar com este projecto com a Jenny”, acrescentou a instrutora.

E como convencer as crianças e os bebés que fazer ioga é divertido? Rita Gonçalves explica: “O ioga para bebés não é como imaginamos, não é uma prática de posturas rígidas e fixas. São movimentos, como levantar o braço, a massagem, exploração dos sons, interacção da criança com o adulto: a mãe, o pai ou a pessoa que estiver a participar no curso. Há muitos jogos de equilíbrio, a pessoa deitar-se de costas e levantar a criança, fazer a ponte com a criança às cavalitas. É como uma grande brincadeira, para eles é um mundo de brincadeira”, descreve Rita Gonçalves.

Através da prática de ioga as crianças podem aprender a respiração, a relaxar, explorar movimentos, a entoar cânticos. O ioga ajuda as crianças – e os adultos também – a desenvolverem a capacidade de se focarem, se concentrarem, relaxarem, meditarem e a “lidar com os desafios de forma positiva”.

O curso custa mil dólares norte-americanos (cerca de 7993 patacas) e vale uma certificação da Gecko Yoga, afiliada da Yoga Alliance, que é a entidade mundial que garante a qualidade de ensino do ioga.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s