País Basco vence Macau e leva Taça Internacional de hóquei em patins

 

Macau só caiu no último jogo, perante o onze basco, mas realizou bom ensaio para competições que se avizinham. Responsáveis fazem balanço “extremamente positivo” da organização do evento.

1.Luis Velasco

Foi por apenas um golo que a selecção de Macau perdeu a primeira Taça Internacional de Hóquei em Patins, que terminou no domingo, no Pavilhão do Nordeste da Taipa. A equipa da casa ganhou tudo o que havia para ganhar até ao derradeiro jogo da partida, em que acabaria por sair derrotada por 4-3. Os campeões asiáticos perderam frente à selecção do País Basco, que levou o título para aquela comunidade autónoma do Norte de Espanha. O evento – que mobilizou cerca de 300 pessoas ao longo de cinco dias –  incluiu ainda dois torneios de hóquei em linha (um absoluto e um de sub-15), ambos dominados pelas selecções de Taiwan.

“Perdemos por 4-3, mas podíamos ter vencido, já que foi um encontro extremamente equilibrado”, realçou António Aguiar, presidente da Associação de Patinagem de Macau, em conversa com o PONTO FINAL. Apesar de não ficar com a taça, a selecção que tem dominado a modalidade a nível asiático teve uma prestação “extremamente positiva”, na opinião do dirigente, tendo em conta que o objectivo principal era avançar com a preparação do conjunto para o Campeonato Asiático, que se realiza em Outubro, em Lishui, na província chinesa de Zhejiang.

“Como sempre acontece, a equipa de Macau foi crescendo ao longo do torneio, depois de termos tido algumas dificuldades no primeiro jogo, que desta vez foi contra o Japão. Acabámos por vencer esse desafio por 9-6”, recorda Aguiar. Nos restantes encontros até chegar ao decisivo, Macau viria a bater a Austrália (que jogou sob a designação de Southern Stars, devido a um diferendo com a federação australiana), por 5-3, a equipa portuguesa do Sesimbra por 6-5 e a selecção de Taiwan, por 10-4.

 

Hóquei em linha a evoluir pouco a pouco

 

Menos brilhantes foram os resultados obtidos pelas equipas de Macau que disputaram os outros dois torneios em patins em linha, em que perderam todos os jogos. A selecção absoluta mostrou, ainda assim, alguma evolução. “Aqui há uns anos, chegávamos a ser derrotados por mais de 20 golos”, lembra António Aguiar. Desta vez, a selecção de Macau, que se prepara para disputar o Mundial de Itália, em Junho, começou por perder com a Coreia do Sul, por 16-2, sendo depois batida por Taiwan (12-1), Hong Kong (5-1) e China (8-5). Na sua segunda participação em Mundiais, Macau irá tentar melhorar o 14.º lugar obtido na última edição do certame.

António Aguiar fez um balanço “extremamente positivo” da realização em Macau dos torneios e realçou o facto de se ter conseguido juntar um total de 16 equipas, naquela que terá sido “a melhor competição do género no mundo, com três torneios extremamente equilibrados”. Quanto ao público “até houve bastante, mas poderia ter havido muito mais. Ainda assim, nos jogos disputados por Macau, e nalguns encontros maiores do hóquei em linha, a assistência chegou a ser de cerca de 80 por cento”, isto num pavilhão com capacidade para cerca de 300 pessoas, refere.

 

A festa do hóquei na Taipa

 

Classificações finais dos três torneios, que decorreram entre quarta-feira, dia 23, e domingo, 27 de Março, no Pavilhão do Nordeste da Taipa:

 

 

Tradicional:

  1. País Basco 15 pontos
  2. Macau 12
  3. Sesimbra 9
  4. Austrália 4
  5. Japão 3
  6. Taiwan 0

 

Melhor marcador: Hélder Ricardo (Macau), 17 golos

 

Em linha:

 

  1. Taiwan 8 pontos
  2. Hong Kong 6
  3. Coreia do Sul 4
  4. China 2
  5. Macau 0

 

Melhor marcador: Chang Kai Hsiang (Taiwan), 14 golos

 

 

Em linha (sub-15):

 

  1. Taiwan 8 pontos
  2. Coreia do Sul 6
  3. Hong Kong 4
  4. China 2
  5. Macau 0

 

Melhor marcador: Huang Kai Cheng (Taiwan), 13 golos

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s