Mestres do golfe chinês no Open de Macau

A prova de golfe mais importante do território realiza-se pela 16a. vez, entre os dias 15 e 18 do próximo mês, e distribui prémios de 7,8 milhões de patacas.

A edição deste ano do Open de Macau conta com a presença dos maiores astros da modalidade em toda a China – Zhang Lian-wei e Liang Wen-chong. Os dois regressam assim no próximo mês ao torneio mais importante da região com a intenção de levar o título para a China Continental pela primeira vez em mais de uma década. A tarefa não vai ser fácil, já que a prova conta com a presença do indiano Anirban Lahiri, número 39 do ranking, que vem a Macau defender o título conquistado no ano passado, bem como do australiano Scott Hend, que venceu na edição anterior.

Natural de Zhuhai, Zhang, de 50 anos, foi o primeiro golfista de sempre da República Popular a alcançar uma sólida notoriedade no circuito profissional internacional, quando em 2003 conseguiu uma vitória no Circuito Europeu que lhe valeu a presença no Masters de Golfe do ano seguinte. Vencedor por cinco vezes do Circuito Asiático, Zhang foi o único jogador a vencer o Open de Macau por duas vezes nos 16 anos de história do torneio, tendo sido o último chinês a levantar o prémio, em 2002.

“O Open de Macau tem um lugar especial no meu coração”, admite Zhang. “Jogo sempre bem aqui e vou continuar a participar enquanto os organizadores contarem comigo”, garantiu o jogador que só ficou de fora de uma edição do torneio devido a lesão.

Os feitos de Zhang colocaram a China no mapa do mundo do golfe e o seu legado inspirou toda uma geração de praticantes da modalidade, incluindo Liang, que é, aos 37 anos, o golfista chinês que mais alto subiu no ranking oficial do golfe mundial, tendo sido o único a ter conseguido entrar no top 100. Seguindo as pisadas do seu mentor, Liang tornou-se o segundo golfista chinês a alcançar uma vitória no Circuito Europeu.

Os dois estão entre as grandes estrelas da edição deste ano do Open de Macau, uma prova que distribui prémios de um milhão de dólares (7,8 milhões de patacas) e que se realiza entre 15 e 18 de Outubro no Macau Golf & Country Club. Mas o favoritismo é repartido com Lahiri, Hend e ainda com o sul-africano Ernie Els, que conta no seu palmarés com quatro títulos nos torneios maiores do circuito PGA.

A prova conta ainda com um batalhão de chineses, recheado de jovens promissores, de onde se destacam os nomes de Guan Tian-lang, Hu Mu, Dou Zecheng, Chen Zihao, Li Chao, Cao Yi e Jin Cheng.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s