Áureo Castro, o padre “que rezava a cantar”  

A biografia do músico e sacerdote foi apresentada ontem no Paço Episcopal.

Catarina Mesquita

“Áureo Castro rezava a cantar, o que já mostrava a sua aptidão para a música”, recordou ontem o Bispo de Macau, José Lai, na apresentação da biografia do padre e músico Áureo Castro.

A obra editada por Margaret Lynn e Graça Marques reúne ensaios e entrevistas com várias personalidades que se cruzaram com o padre Áureo Castro e que provam o percurso exemplar do professor, compositor de músico e fundador da Academia de Música S. Pio X.

“Era um padre muito enérgico. Esperamos que esta obra mostre a virtude do padre Áureo e que também inspire as camadas mais jovens”, disse José Lai.

Para o vice-director do Instituto Cultural, Leung Hio Ming, “a edição da obra é um excelente contributo para Macau. O que hoje existe na música, em especial no canto gregoriano, foi graças à contribuição do padre Áureo Castro”.

Leung Hio Ming, também ele membro da Academia de Música S. Pio X, diz esperar que o trabalho “traga mais músicos no futuro”.

Para a co-editora Graça Marques o livro é fruto de um longo trabalho. “A obra não está à venda mas queremos que ela chegue a vários círculos não só em Macau como em Portugal”.

Maria Graça Marques conheceu Áureo de Castro na década de 1980 e foi co-produtora da gravação em piano de toda a obra do padre, apresentada por Margaret Lynn.

Áureo Castro é considerado um dos músicos mais importantes de Macau. Nascido na ilha do Pico, nos Açores, em 1917 mudou-se para Macau, então com apenas 14 anos, onde frequentou o Seminário de S. José sendo posteriormente ordenado padre, em 1943. Formado pelo Conservatório Nacional de Lisboa, trouxe ao panorama musical novas ideias.

“O livro é uma viagem de descoberta pelo homem, educador e maestro. É uma recolha de reflexões que oferece diferentes perspectivas deste extraordinário músico que tanto influenciou a evolução da música em Macau”, explicou Margaret Lynn, editora do livro “Áureo Castro: retrato de um músico”.

Na cerimónia de lançamento estiveram presentes alguns jovens músicos da Academia de Música S. Pio X, que interpretaram algumas composições da autoria de Áureo Castro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s