PJ alerta: cuidado com burlas no Facebook

Rodrigo de Matos

 

Ao utilizar a Internet, tenha sempre cuidado com mensagens, mesmo em redes sociais conhecidas, que lhe pedem por qualquer razão para inserir o número de cartão de crédito. O mais certo é que esteja a ser vítima de uma tentativa de burla. As queixas têm sido tantas que levaram a Polícia Judiciária (PJ) a emitir um comunicado a alertar para este tipo de burla informática, que está a se alastrar no Facebook.

A história é recorrente: a vítima recebe um aviso no serviço de mensagens da rede social dando conta de uma operação de limpeza de contas falsas, pelo que o utilizador é instado a inserir um determinado número de informações para confirmar a autenticidade da sua conta, entre elas o nome, a data de nascimento, para além de números para a autenticação do cartão de crédito, sob pena de ver a sua conta definitivamente encerrada. Uma vez inseridos esses dados, o utilizador começa a receber no telemóvel mensagens de SMS do seu banco, a dar conta da realização de compras online com os seus cartões. São os burlões que os estão a utilizar.

Ultimamente, têm ocorrido várias situações do género em Macau, pelo que a PJ aconselha as pessoas a estarem vigilantes e a desconfiarem sempre de SMS ou mensagens de correio electrónico a solicitarem informação pessoal e de cartões e contas bancárias, por muito oficiais que essas mensagens possam parecer.

“Não abra mensagens de e-mail de remetentes desconhecidos, nem clique em links enviados nessas mensagens. Nunca revele o seu nome completo, data de nascimento, nem outras informações pessoais. A menos que esteja a realizar compras online, nunca insira informação sobre cartão de crédito em nenhum site”, aconselha a PJ, acrescentando: “Se suspeitar ter sido vítima de burla, deve imediatamente procurar ajuda da polícia”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s