Consciência de Macau protesta contra Fong e nomeados

foto manif fong chi keong com legenda

A organização põe em causa a existência de deputados escolhidos pelo Chefe do Executivo na Assembleia Legislativa.

Elisa Gao

A manifestação está marcada para o próximo sábado, pela organização Consciência de Macau, e contava ontem com adesão virtual de mais de 300 pessoas, na página do evento no Facebook. “Love me. Don’t beat me” (“Ama-me. Não me batas”) não se insurge apenas contra as polémicas declarações de Fong Chi Keong, deputado nomeado pelo Chefe do Executivo, sobre a violência doméstica, mas estende também o alcance do protesto com uma defesa da eliminação do ‘círculo’ de membros da Assembleia legislativa que têm a missão de representar o Governo. A iniciativa está marcada para as 15h na praça do Tap Seac.

Sulu Sou, da Consciência de Macau e também presidente da Associação Novo Macau, é um dos organizadores do protesto. Fong Chi Keong e as declarações controversas, nas quais este afirmou que “dor é alegria” e fez a defesa do abuso sexual entre cônjuges como uma agressão legítima no casamento, é apenas “o fusível” da contestação indica. Sou diz que está em causa o “o comportamento” dos deputados que são designados para o cargo pelo Chefe do Executivo. Tsui Wai Kwan é um dos exemplos citados, ao ter em plenário considerado natural que haja pessoas indesejadas proibidas de entrar em Macau.

“Apesar de a população estar a prestar atenção apenas a Fong Chi Keong, por causa da violência doméstica, esta manifestação tem um significado bastante maior”, explica Sou.

No passado dia 14, a Associação de Educação de Género de Macau emitiu uma declaração de condenação de Fong Chi Keong, em forma de abaixo-assinado, já subscrita por 21 organizações. Destas, seis juntaram-se ao coro de protestos nos últimos dias: a associação Reach Out, a Associação de Educação de Macau, a Sociedade de Comunicação da Associação de Estudantes da Universidade de Macau, bem como esta última em iniciativa própria, o International Ladies Club of Macau, e a União de Empregadores de Serviços Domésticos de Macau. Até ontem, a petição por um pedido de desculpas público do deputado tinha reunido 6260 assinaturas.

Estudantes indecisos

A Associação de Estudantes da Universidade de Macau foi a última das organizações subscritoras, aderindo ontem. Colin It, presidente da associação, disse ao PONTO FINAL considerar que Fong Chi Keong desconhece a lei e que o discurso do deputado “exprime a injustiça para com as mulheres na sociedade”.

A organização espera levar mais estudantes da universidade local a aderirem. Mas ainda não decidiu se irá participar na manifestação do próximo sábado, dando assim o seu apoio nas críticas ao sistema de nomeação de deputados. “São duas coisas diferentes. Ainda estamos a decidir se vamos participar no protesto”, adianta Colin It.

Este é no entanto o ponto no qual se centram as atenções dos organizadores. “A responsabilidade [dos deputados] não deve ser a de defender o Governo. Devem antes representar a opinião pública. Caso contrário, qual o sentido de existirem deputados nomeados? Como se assegura que a opinião pública é transmitida ao Governo”?”, interroga Sulu Sou.

“O absurdo não está no ‘Canhão Fong’, mas nos deputados nomeados”, defendia ontem a publicação satírica Macau Concealers, associada ao grupo da Novo Macau, num post na rede social Facebook secundado por vários comentários de apoio. “Quando um deputado falha, culpamos o absurdo das eleições ou as pessoas que o escolhem?”, questionava um dos comentadores.

O pedido de desculpas do deputado não é, efectivamente, esperado pelos que protestam contra as declarações. “O discurso de Fong Chi Keong é bastante diferente do da opinião pública e, tendo em conta o seu comportamento anterior, não julgo que ele vá pedir desculpa à população”, afirma Sulu Sou.

One comment

  1. Estas coisas são muito comuns em Macau. Macau é pior do que na China. Quando tiver o suporte nas costas, pode fazer ou dizer quaisquer o que é que quiser, porque aqui é Macau.

Leave a Reply

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s