Empresário de Macau apresentou negócio com a GetEasy

1 Fernando O GetEasyEm Novembro de 2013, Fernando O deslocou-se a Vila de Rei como consultor de uma empresa chinesa que estaria à procura de uma parceria.

 

Patrícia Silva Alves

 

Fernando O Man Kuok, empresário de Macau ligado ao sector imobiliário, apareceu num vídeo da GetEasy, firma com sede em Macau e que as autoridades de Macau e Portugal investigam, a promover a construção de uma fábrica no concelho português de Vila de Rei.

Nas imagens, gravadas em Novembro de 2013 e publicadas no YouTube, vê-se um encontro onde estão administradores da GetEasy (António Loios e Pedro Mira Godinho), o presidente da Câmara de Vila de Rei, Jorge Aires, o advogado José Dias Ferreira, ex-candidato à presidência do Sporting em Portugal, e Fernando O Man Kuok.

No vídeo, o empresário de Macau é apresentado como director-gerente da Kin Fat International Developments. Ao PONTO FINAL, Fernando O disse ter estado no encontro como consultor de uma firma chinesa interessada em construir uma fábrica em Vila de Rei. Segundo o empresário, a firma é dona de uma fábrica que produz baterias para automóveis eléctricos na China. Fernando O não divulgou o nome da empresa ou a província em que está instalada ou sedeada, alegando sigilo profissional.

Já em relação ao negócio em Vila de Rei, o empresário, que é também vice-presidente da Associação Comercial Internacional para os Mercados Lusófonos, relatou que “há um ano e tal” uma pessoa amiga lhe apresentou António Loios e que este estaria interessado em comercializar baterias eléctricas.

Loios, continua O, disse que “tinha um sítio muito bom” para instalar uma fábrica de baterias de carros eléctricos numa zona industrial em Portugal. Era em Vila de Rei.

Fernando O diz que se deslocou a Vila de Rei sem ter conhecimento do que era a GetEasy. “Não ouvi o nome da GetEasy”, diz. “[Sabia que] o engenheiro [António Loios era de uma empresa] que podia comprar baterias”. Só mais tarde é que se diz ter apercebido que a GetEasy fazia negócios em regime de comodato – um empréstimo gratuito de bens.

Na reunião, Fernando O apresentou aos restantes convidados e ao presidente da Câmara de Vila de Rei o produto que iria ser produzido na fábrica: baterias para carros eléctricos que teriam autonomia de 800 km. A Mercedes lançou agora no mercado um automóvel eléctrico com autonomia para 200 km.

No vídeo, Pedro Mira Godinho assegurou que “presumivelmente em 2015” a GetEasy iria fazer “o comodato dos primeiros veículos que vão sair da fábrica de Portugal”.

No entanto, o negócio não avançou. Segundo Fernando O, a reunião foi apenas “um primeiro contacto” e “passados uns meses, a fábrica disse que não tinha pessoal suficiente” para montar o complexo em Vila de Rei porque ia construir outras duas fábricas na China.

 

Uma ligação antiga a Portugal

Nascido em Macau em 1940, Fernando O Man Kuok nasceu numa das famílias mais antigas do território. O avô, O Loc, foi sócio da primeira sociedade que conseguiu uma licença oficial para a exploração de jogos e o pai trabalhou no Ministério da Agricultura da China. Entre 1947 e 1948 foi presidente da câmara de Zhanjiang, na província de Guangdong.

Em 1952, Fernando O e a família mudam-se para Portugal. No ano seguinte, o agora empresário entrou no Colégio Moderno que é propriedade da família de Mário Soares. Fernando O viveu em Portugal durante 30 anos. Lá esteve envolvido em vários negócios que foram desde a importação/exportação de bens alimentares até a fábricas de têxteis e de cabeleiras postiças.

De regresso a Macau em 1982, trabalhou na STDM durante dez anos até que há poucos anos criou a Kin Fat International Developments, que se dedica ao negócios no sector imobiliário.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s