“A Gaiola Dourada” abre programa “Luso-Talentos” em Macau

Ruben AlvesIdentificar os talentos para “criar um Portugal maior” é o objectivo do programa “Luso-Talentos 2012/2013@Macau”, promovido pelo Observatório dos Luso-Descendentes. Durante quatro dias a cidade vai acolher uma mão cheia de eventos artísticos protagonizados por luso-descendentes e representantes locais de diversas áreas culturais e artísticas.

Cláudia Aranda

O filme “A Gaiola Dourada” estreia em Macau na quinta-feira, às 20h, com a presença do realizador, o luso-francês Ruben Alves, e da actriz também luso-descendente Jaqueline Corado da Silva. A comédia, protagonizada pelos portugueses Rita Blanco e Joaquim de Almeida, vai ser projectada numa sessão única na Torre de Macau, à qual se seguirá um debate com a presença dos cineastas locais, Ivo Ferreira e Tomé Quadros.

A iniciativa assinala a abertura da programação do “Luso-Talentos 2012/2013@Macau”, que é organizado pelo Observatório dos Luso-Descendentes, sediado em Lisboa, com o patrocínio do secretário de estado das comunidades portuguesas, José Cesário, em parceria com o Consulado-Geral de Portugal e o Instituto Português do Oriente (IPOR).

A estreia de “A Gaiola Dourada” é apenas uma de várias actividades que vão decorrer até domingo. No “Luso-Talentos” participam mais de 20 luso-descendentes, oriundos de diversos continentes, a trabalhar em 10 áreas artísticas diferentes, incluindo teatro, música, cinema, dança, moda, artes plásticas e literatura.

O objectivo do programa, que teve início em 2012 com a realização do Fórum dos Luso-Talentos, é “criar pontes com a diáspora luso-descendente”, explicou ontem, em conferência de imprensa, Emmanuelle Afonso, presidente do Observatório dos Luso-Descendentes. Não há pretensão de “atrair nem reter talentos”, mas sim, “criar um Portugal maior”. “Acreditamos que, seja em que parte do mundo os luso-descendentes estiverem, também podem ser úteis a Portugal”. Para esse efeito, há que promover o país e “criar uma nova imagem que os atraia”, disse.

Por outro lado, para aproveitar os talentos luso-descendentes “temos de saber onde é que eles estão”. É necessário “identificar, representar, unir e apoiar” esses talentos, prosseguiu a presidente do observatório. Para esse efeito, o observatório está a trabalhar num sistema de networking e de base de dados, com vista a contabiliza os talentos lusos por área de actividade. “Talvez daqui a dez anos tenhamos uma base de dados de todos os luso-descendentes no mundo que trabalham na música, no cinema, nas artes plásticas”.

Emmanuelle Afonso explicou que não há dados sobre quantos luso-descendentes existem no mundo, porque não existe obrigatoriedade de registo nos consulados. Mas, acrescenta, foram feitas extrapolações que estimam haver cerca de 35 milhões de descendentes de portugueses até à terceira geração.

Por sua vez, José Governo, representante de José Cesário, afirmou que em Macau, “espera-se que se criem redes de contacto que permitam criar dinâmicas e que, quer da parte de Portugal, quer da parte da comunidade portuguesa em Macau, haja interesse em participar nesta dinâmica. Esse é o objectivo, criar a ligação, esta proximidade e estimular a participação”, disse José Governo.

Os luso-descendentes que vão apresentar os seus projectos no território “não têm ligações a Macau, mas vão passar a ter porque vão conhecer pessoas na mesma área de trabalho”, explicou Emmanuelle Afonso. A presidente do observatório deu o  exemplo do trabalho que vai ser desenvolvido em conjunto pelos artistas plásticos Fortes Pakeong Sequeira e Carlos Farinha. Neste caso, “temos um pintor luso-francês que vive em Portugal, que se vai encontrar com um pintor de Macau, vão trocar experiências e, ao fim de quatro dias de trabalho, podem nascer oportunidades que, de outra forma, não teriam nascido”.

Música, dança, artes no “Luso-talentos”

Durante quatro dias, o artista plástico Fortes Pakeong Sequeira vai estar a pintar a quatro mãos com o luso-francês Carlos Farinha. A pintura ao vivo de uma tela com dois por três metros poderá ser acompanhada pelo público partir das 16h de quinta-feira, no jardim do Consulado-Geral de Portugal

Sexta-feira, às 18h, há o lançamento do livro “Tesouros de Macau” do pintor Vasco d’Orey Bobone, na Livraria Portuguesa. Ainda na sexta-feira o realizador luso-americano Nelson Ponta-Garça vai apresentar o documentário “Portuguese in California”, às 19h, no Clube Militar.

No sábado, às 17h, no auditório do Consulado-Geral de Portugal os artistas plásticos Mio Pang-Fei, Carlos Marreiros, James Chu e José Drummond vão liderar uma conferência sobre a experiência de artistas portugueses e chineses antes e depois da transição do território para a China continental.

Também no sábado, com início às 20h, realiza-se no Venetian o “Festival Luso-Talentos 2012/2013@Macau”, com a apresentação do bailado “Traces” da bailarina francesa, filha de pais portugueses, Sosana Marcelino, acompanhado da leitura de textos da escritora a residir no Reino Unido, Isabel Mateus. A actriz Jaqueline Corado da Silva vai encenar a leitura de uma compilação de testemunhos sobre “As mulheres portuguesas vistas pelos viajantes estrangeiros”, acompanhada ao piano pela brasileira Andrea Teixeira. O ponto alto do festival de sábado vai ser o concerto “Fado-GuZheng”, um projecto inédito que combina a voz do fado da portuguesa a residir no Brasil, Irina Costa, com a melodia do instrumento tradicional chinês, executado pela chinesa residente em França, Sissi Zhou.

Toda a programação tem entrada livre. Para a estreia do filme “A Gaiola Dourada”, na Torre de Macau, bem como para o “Festival Luso-Talentos 2012/2013@Macau”, no Venetian, o público deverá obter passes de entrada, que podem ser levantados previamente no IPOR.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s