Kiang Wu já recebeu 90 milhões este ano

 

São mais de 68 milhões para o Hospital Kiang Wu e 22,5 milhões para a Associação de Beneficência do mesmo hospital, entre apoios da Fundação Macau e subsídios extraordinários. Há 20 milhões de patacas atribuídos para “ajuste de remuneração de pessoal”. José Pereira Coutinho quer os números esclarecidos.

Hélder Beja

O Hospital Kiang Wu e a Associação de Beneficência do Hospital Kiang Wu já receberam este ano mais de 90 milhões de patacas do Governo. A maior fatia foi atribuída pelos Serviços de Saúde ao hospital no primeiro trimestre, com 67,2 milhões de patacas a serem aprovados a 3 de Março, para fins vários. A Fundação Macau atribuiu ainda 2,5 milhões de patacas à Associação de Beneficência, verba aprovada a 10 de Abril para “custear parcialmente as despesas com os ‘estudos preliminares da amostra de um grupo de pessoas de alto risco para a ocorrência de um acidente vascular cerebral isquêmico’, lê-se em Boletim Oficial. Há ainda a contabilizar um milhão de patacas atribuído em Março pelo Governo, para custear um novo serviço para idosos e, agora, mais 20 milhões de patacas.

Estes 20 milhões de patacas adicionais, pedidos em 2011 pela Associação de Beneficência do Hospital Kiang Wu para “ajuste de remuneração de pessoal” e atribuídas já no ano corrente, foram revelados depois de um pedido de informações feito pelo deputado José Pereira Coutinho ao Governo.

O director dos Serviços de Saúde, Lei Chin Ion, é quem responde este pedido de esclarecimento enviado pelo deputado à Assembleia Legislativa, dizendo que “o Governo da RAEM concordou na concessão de um patrocínio de MOP20.000.000 à referida associação no ano de 2012, importância que serve para aumentar as despesas com a remuneração do pessoal do Hospital Kiang Wu”. Lei Chin Ion refere ainda, no documento datado de Junho e enviado às redacções por Pereira Coutinho, que, “de acordo com a Associação de Beneficência do Hospital Kiang Wu, a referida quantia foi distribuída ao pessoal do Hospital Kiang Wu como programado”. O pedido da verba feito pela associação é justificado por Lei Chin Ion com a “subida do preço dos materiais médicos” e com o “aumento sucessivo do custo dos recursos humanos”.

O PONTO FINAL tentou obter esclarecimentos junto do Hospital Kiang Wu sobre a aplicação efectiva desta verba, questionando a instituição sobre de que modo foi o dinheiro repartido pelos funcionários do hospital e quantas pessoas foram abrangidas por esta medida. Até à hora de fecho desta edição não foi possível ter qualquer resposta.

“População tem de saber”

O deputado Pereira Coutinho não está satisfeito com a informação fornecida pelo Governo sobre este subsídio extraordinário. “O dinheiro foi distribuído sob que forma? Subsídios, aumentos nos salários?”, questiona o também presidente da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau (ATFPM). “Os subsídios estão na moda e este dinheiro está a sair do erário público. A população tem de saber se o dinheiro foi utilizado para aquilo que era preciso”, acrescenta.

José Pereira Coutinho garante que vai interpelar o Governo sobre esta matéria, para conseguir mais detalhes sobre a atribuição dos 20 milhões de patacas.

O PONTO FINAL também contactou o gabinete do secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, tentando, sem sucesso, conseguir informações adicionais sobre o destino da verba em causa.

Recorde-se que há dois anos, o Chefe do Executivo, Chui Sai On, disse durante cerimónia de tomada de posse da Associação de Beneficência do Hospital Kiang Wu – da qual já foi director executivo no passado – que haveria um maior investimento na saúde por parte do Governo.

Verbas atribuídas este ano

Hospital Kiang Wu

67,2 milhões de patacas dos Serviços de Saúde

1 milhão de patacas dos Instituto de Acção Social

Associação de Beneficência do Hospital Kiang Wu

2,5 milhões de patacas da Fundação Macau

20 milhões de patacas do Governo

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s