BNU e Casa de Portugal recebem medalhas da RAEM

Duas instituições portuguesas – o Banco Nacional Ultramarino e a Casa de Portugal – e três macaenses integram a lista de 38 personalidades e instituições homenageadas pelo Governo no 12º aniversário da transferência de Administração de Portugal para a China, que se assinala hoje.

A lista, divulgada ontem, inclui uma série de personalidades agraciadas com títulos honoríficos como a medalha de honra Lótus de Prata, a terceira mais importante, atribuída a Ho Teng Iat (Tina Ho), empresária e antiga deputada à Assembleia Legislativa.

Outra medalha de prata é entregue a Wan Chun, num ano em que a comissão responsável pelas condecorações não atribui os títulos do Grande Lótus e da medalha Lótus de Ouro. No ano passado, o Grande Lótus foi entregue ao antigo Chefe do Executivo, Edmund Ho, e o Lótus Dourado ao empresário António Ferreira.

Sobre as instituições portuguesas este ano agraciadas com os títulos honoríficos da RAEM, ao Banco Nacional Ultramarino, um dos principais bancos de Macau que partilha com o Banco da China a emissão de moeda oficial do território, foi atribuída a Medalha de Mérito Industrial e Comercial, enquanto a Casa de Portugal, instituição associativa criada após a transição de poderes, receberá a Medalha de Mérito Cultural.

No reconhecimento por mérito industrial e comercial, destacaram-se ainda o empresário Frederico Ma, também dirigente da Federação da Juventude de Macau, e Leong Iam Chong.

Outras duas medalhas de mérito cultural foram ainda atribuídas a Ching Cheung Fai e a Tang Chou Kei.

A tradutora Manuela Sousa Aguiar vai receber a Medalha de Dedicação, o arquitecto Nuno Jorge a Medalha de Mérito Altruístico e o advogado António Dias Azedo a Medalha de Mérito Profissional. Lam Wai Hou e Victoria Alexandra Kuan Chan são outros dos distinguidos neste capítulo.

Nos títulos honoríficos, é também reconhecido o mérito turístico de Wu Keng Kuong e de Alan Reginald John Ho, e o mérito educativo de Wang Yitao, de Wong Lai Heng, de Yong Pac Hun e de Tai Chan Lam.

Pelo altruísmo, são ainda reconhecidos Leong Sio Pui e Lou Wai Sek. No desporto, os distinguidos são Chu Chi Wai, Hoi Long e Chui Iu.

A cerimónia de imposição de condecorações irá decorrer em Janeiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s