Manuel Silvério vai ser julgado

O ex-presidente do Instituto do Desporto vai ser julgado por abuso de poder. O caso de Manuel Silvério começará a ser apreciado depois das férias judiciais, a 15 de Setembro. A acusação diz respeito a alegadas prevaricações cometidas entre 2002 e 2003.

Isabel Castro

Manuel Silvério, ex-presidente do Instituto do Desporto, vai ser julgado em tribunal por abuso de poder. De acordo com fonte do PONTO FINAL, o julgamento começa a 15 de Setembro, sendo que está já marcada uma sessão para o dia seguinte.

O julgamento acontece quase três anos depois de o Comissariado contra a Corrupção (CCAC) ter dado conta de que o então dirigente desportivo estaria envolvido num crime de abuso de poder. Numa nota à imprensa datada de 15 de Novembro de 2007, o organismo de investigação criminal absteve-se de referir o nome de Manuel Silvério, mas a forma como caracterizou o suspeito levou a uma dedução imediata acerca da sua identidade.

À data da conclusão da investigação do CCAC, Manuel Silvério era ainda presidente do Instituto do Desporto, mas encontrava-se a desempenhar funções no Comité Organizador dos 2.os Jogos Asiáticos em Recinto Coberto de Macau, onde ocupava o cargo de presidente o conselho de administração.

De acordo com o CCAC, os factos dizem respeito ao período entre 2002 e 2003, em que o arguido “dirigiu o Instituto”, e estão relacionados com a contratação de uma massagista. A investigação foi desencadeada por uma denúncia apresentada por um cidadão. Os resultados das averiguações do CCAC levaram o organismo a crer que, durante aqueles dois anos, Manuel Silvério terá contratado, “por meios irregulares, uma massagista que não tinha as habilitações literárias e qualificações necessárias ao exercício de funções na área de traumatologia desportiva”. Além disso, acrescentou o CCAC, “aproveitando-se das suas funções, terá ainda facultado que aquela prestasse serviços nas instalações do Instituto depois de ela se desligar do serviço”.

O caso foi encaminhado para o Ministério Público em Novembro de 2007, mas só agora se ficou a saber que o processo vai seguir para a fase de julgamento, constando já do calendário on-line disponibilizado pelo Tribunal Judicial de Base. O antigo dirigente do Instituto do Desporto vai ser julgado no 4º Juízo Criminal e tem como defensor o advogado Rui Sousa.

Manuel Silvério tem 58 anos e uma longa carreira na Função Pública, da qual já se aposentou. Em 1979 ingressou nos Serviços de Turismo e Comunicação Social. Mais tarde, concorreu para o quadro dos Serviços de Educação e Cultura, onde esteve durante vários anos. Integrou depois o Conselho de Desporto – estrutura que antecedeu o Instituto dos Desportos de Macau (IDM), criada em 1987. Ainda antes de assumir a presidência do IDM, em Setembro de 1996, foi chefe de departamento e vice-presidente.

Já depois da transferência de administração, Silvério presidiu às estruturas responsáveis pela organização de três eventos multi-desportivos: Jogos da Ásia Oriental 2005, Jogos da Lusofonia 2006 e Jogos Asiáticos em Recinto Coberto 2007. Foi vice-presidente do Comité Olímpico de Macau desde a sua fundação e presidente da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa, tendo deixado ambos os cargos no ano passado.

Praticante de karate-do, tem também um passado enquanto atleta, com a participação em três campeonatos do mundo da modalidade – Tóquio (1978), Madrid (1980) e Taipé (1982). Manuel Silvério continua ligado à organização de eventos desportivos no seio do Conselho Olímpico da Ásia (OCA, na sigla inglesa), tendo sido nomeado coordenador dos Jogos Asiáticos de Cantão, que se realizam este ano, e dos Jogos Asiáticos de Praia de Hainão, agendados para 2012. É ainda presidente do comité para a Comunicação Social do OCA.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s