Associação dos Amigos de Moçambique trouxe Sónia Sultuane até Macau

Debates, exposições e um jantar. A Associação dos Amigos de Moçambique assinala o 34º aniversário da independência do país com uma semana cultural em Macau. Este ano com uma convidada muito especial – a escritora e artista plástica Sónia Sultuane.

Rui Cid

O 34º aniversário da independência de Moçambique, que se comemora no próximo dia 25, será assinalado em Macau com a realização de uma semana da cultura do país. A Associação dos Amigos de Moçambique (AAM) está a preparar uma série de actividades, a começar já amanhã com a realização de uma mesa redonda no anfiteatro da biblioteca da Universidade de Macau.
Sob o tema “A Diversidade da Língua Portuguesa em Macau e os Benefícios da Presença Africana”, o debate, moderado por Hélder Fernando, terá como oradores principais os docentes Raimundo dos Santos e Ana Cristina Dias, mas a população é convidada a manifestar os seus pontos de vista.
Para quinta-feira, dia em que mais de 19 milhões de moçambicanos festejam o 34º aniversário da independência do país, a escritora e artista plástica Sónia Sultuane inaugura a exposição “Oculto” na ala velha da Escola Portuguesa de Macau. A mostra, composta por três instalações – uma delas, “O meu verdadeiro eu”, pensada especialmente para a visita à RAEM – estará patente até ao próximo dia 3 de Julho.
Sónia Sultuane é a convidada especial da AAM para as comemorações do Dia de Nacional de Moçambique e aproveita a deslocação até ao território para apresentar o seu mais recente livro, “No Colo da Lua”. Tal como nas suas obras anteriores – “Sonhos” e Imaginar o Poetizado” -, em “No Colo da Lua” Sónia Sultuane aborda sentimentos como o amor, a paixão e a esperança.
“É uma questão espiritual. Cada vez acredito mais que não somos só matéria, há coisas que não têm explicação lógica”, explicou ontem a poetisa, numa conferência de imprensa na sede da AAM.
Em conversa com os jornalistas, Sónia Sultuane começou por considerar que “é uma honra estar em Macau”, destacando depois a oportunidade concedida pela Associação a “uma artista menos conhecida de Moçambique”.
“Pertenço ao Movimento de Arte Contemporânea que de um modo muito específico tem procurado introduzir uma outra abordagem ao panorama artístico do país. No meu trabalho não se encontra aquela forma tradicional de artesanato, e penso que é bom, neste caso para Macau, conhecer coisas novas que se fazem em Moçambique.”
Talvez por isso, Sónia Sultuane tenha viajado para Macau com a bagagem carregada de livros, bonecas tradicionais, discos, catálogos e até um vestido com a etiqueta da estilista moçambicana Teresa Chiziane.
“Achei que era importante divulgar não só o meu trabalho, mas também outras coisas da cultura do meu país. Tenho que agradecer ao Mia Couto, à Tiassú, à Teresa Chiziane, à Vidisco e também ao Museu Nacional de Arte e ao Parque Gorongosa por todo o material que gentilmente cederam para esta visita aqui ao território.”
Quem também agradece é a Associação dos Amigos de Moçambique que, confessa a presidente Helena Brandão, fica agora com uma biblioteca e discografia “bem mais preenchida”.
“Macau fica muito longe, é muito difícil a associação conseguir material actualizado. A presença da Sónia Sultuane aqui no território nesta semana é também muito importante por isso. Ajuda-nos a divulgar um lado diferente da cultura moçambicana, além daquele que as pessoas vêem habitualmente na Festa da Lusofonia”, nota.
Sónia Sultuane chegou sábado a Macau, mas já teve tempo para se surpreender. “É uma grande surpresa, tinha uma ideia completamente diferente da RAEM. As pessoas dizem que há muito jogo, muito vício e eu esperava encontrar muita miséria. Já percebi que Macau é como a vida, uma caixinha de surpresas.”
A semana da cultura moçambicana em Macau não termina sem um jantar onde a gastronomia do país será rainha. O repasto terá lugar na próxima sexta-feira na pousada Marina Hotel e, além dos pratos típicos, haverá lugar a música, dança e poesia e ainda à realização de uma exposição/venda de artesanato tradicional moçambicano. A AAM convida toda a população a marcar presença no jantar e lembra que o prazo para as inscrições termina amanhã.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s