Carlos d´Assumpção recordado em São Lázaro

Mais de 200 pessoas presentes na inauguração da exposição fotobiográfica

Foi uma figura de relevo em termos políticos e sociais de Macau. A velocidade com que a cidade vive fez com que os dias de Carlos d’Assumpção se tornassem um passado ainda mais distante. Ontem, o Albergue da Santa Casa parou para lembrar a personalidade macaense mais influente do século XX.

Mais de duas centenas de pessoas estiveram ontem presentes na cerimónia de inauguração da exposição fotobiográfica comemorativa do 80º aniversário do nascimento do antigo presidente da Assembleia Legislativa de Macau, Carlos d´Assumpção, a partir de hoje patente ao público no Albergue da Santa Casa da Misericórdia, em São Lázaro.
A cerimónia, presidida pelo Chefe do Executivo, Edmund Ho, reuniu familiares, amigos e interessados naquela que é a “mais ilustre das figuras contemporâneas da comunidade macaense”, nas palavras de Celina Veiga de Oliveira, a autora de “Carlos d´Assumpção – Um Homem de Valor”, biografia comemorativa a ser publicada pela Santa Casa Misericórdia durante o próximo semestre.
A inauguração foi seguida da apresentação do título pela investigadora, e à qual assistiram mulher e filho do antigo presidente da Assembleia, Maria de Lurdes e João d´Assumpção.
Alguém que melhor compreendeu e encarnou o conceito do que hoje é referido com a síntese das comunidades, afirmou o arquitecto Carlos Marreiros, o que justificará o número e a diversidade das personalidades que marcaram presença na cerimónia.
À entrada do espaço de São Lázaro encontram-se agora tês automóveis da colecção particular de Carlos d´Assumpção, que ontem dividiram as atenções dos convidados, a par com objectos pessoais, fotografias e a memória historiográfica das várias facetas do antigo presidente da Assembleia, falecido em 1992.
Um registo emocionado de Celina Veiga de Oliveira deu a conhecer algo do que será possível encontrar em livro muito em breve. Marcos de vida e características principais da personalidade sem a qual não é possível fazer a história de Macau no século XX, segundo a investigadora, para quem a tarefa biográfica se apresentou como “uma obrigação cívica, uma responsabilidade moral e um privilégio”.
Além do papel determinante que Carlos d´Assumpção desempenhou na vida política macaense, no diálogo entre a República Popular da China e Portugal em momentos difíceis como o incidente “1,2,3”, em 1966, ou na redacção da Lei Básica de Macau, bem como das facetas públicas de académico brilhante e advogado reputado (“o melhor dos melhores”, segundo colegas de profissão), à investigadora foi também possível recolher memórias privadas, guardadas pelos familiares e amigos.
Carlos d´Assumpção tinha aversão a viagens marítimas – e, em particular, aos antigos “hydrofoils” que faziam a ligação entre Macau e Hong Kong -, era um melómano apreciador de Glenn Miller e um cinéfilo amante de westerns, torcia fervorosamente pela Académica de Coimbra.
Era também notado pelo sentido de humor, pela conversa e trato afável, e pelo sorriso e serenidade constantes de um optimista e homem consciente da sua imagem pública, recordou Celina Veiga de Oliveira, na conferência de apresentação do resultado do seu trabalho de pesquisa.
Para Carlos Marreiros, a publicação a editar em breve dá início ao “projecto que muitas instituições quiseram fazer ao longo dos últimos dez anos” de levar à estampa fotobiografias das mais importantes figuras de Macau, nas quais se incluirão Joaquim Morais Alves, Júlio Baptista Bastos, Gonzaga Gomes, Ho Yin ou Chui Ta Kei.
Neste momento, estão já em preparação também as fotobiografias de José Vicente Jorge e Danilo Barreiros. Uma delas sairá do prelo ainda este ano. O modelo adoptado para esta primeira homenagem a uma figura de Macau é para ser seguido nas futuras iniciativas do Albergue: a exposição é inaugurada primeiro e, algum tempo depois, é lançada a fotobiografia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s