Skip to content

Comissão com eles

December 29, 2011

A ATEC, que representa os técnicos da Administração, reuniu-se ontem com Chui Sai On. A associação quer que os funcionários públicos integrem o organismo que será responsável pelo ajustamento de vencimentos.

Maria Caetano

A Associação dos Técnicos da Administração Pública de Macau (ATEC) quer que a futura comissão para a apreciação das remunerações dos funcionários públicos, prometida nas Linhas de Acção Governativa para 2012, integre entre três a quatro representantes do sector profissional.

A organização esteve ontem reunida com o Chefe do Executivo, Chui Sai On, e detalhou propostas para o novo mecanismo de actualização dos vencimentos dos trabalhadores ao serviço da RAEM. Kun Sai Hoi, presidente da direcção da ATEC, disse também esperar que a comissão encarregada da revisão da tabela indiciária da Administração elabore anualmente um inquérito relativo às aspirações salariais dos funcionários.

“No início de Novembro, entregámos sugestões para o próximo ano. Propusemos a criação de um mecanismo e da comissão para rever os salários dos funcionários públicos. Hoje, entregamos propostas detalhadas”, declarou Kun, sobre o propósito da reunião marcada pelo líder do Governo após a promessa de criação de um “mecanismo justo, científico e independente” para ajustamentos futuros.

“Queremos que a comissão inclua as associações de trabalhadores da função pública, assim como os órgãos da Administração”, declarou Kun Sai Hoi à entrada para a reunião. “Entendemos que os representantes dos funcionários públicos não devem ser em número inferior a três ou quatro”, acrescentou.

Em particular, a ATEC defende a participação das associações na realização de um inquérito para a actualização de vencimentos, com carácter anual. “Todos os anos, no início de cada ano, deve haver um inquérito sobre os salários. Em Outubro, a comissão deve entregar o relatório ao Governo para que este possa planear o ano seguinte”, defendeu o presidente da associação, para quem, “assim, todos os funcionários públicos e todos os cidadãos saberão que o mecanismo é científico, e bom tanto para os trabalhadores, como para a população”.

Quanto ao valor e à data para a próxima actualização, a ATEC reitera a meta de aumento em 6,5 por cento, para 66 patacas por ponto indiciário na tabela das carreiras públicas, e espera que o ajustamento seja válido a partir de 1 de Janeiro de 2013.

A Associação dos Técnicos da Administração Pública de Macau mostra-se confiante na subida exigida, acima do valor de aumento de cinco por cento ocorrido este ano e dos 5,57 por cento de inflação registados nos 12 meses terminados em Novembro último, de acordo com últimos dados publicados pelos Serviços de Estatística e Censos.

“O Chefe do Executivo já pediu aos empresários que subam as remunerações dos trabalhadores. Também somos trabalhadores”, equaciona Kun, sem lamentar a ausência de aumentos durante o próximo ano. “Os nossos salários já foram aumentados este ano. Portanto, parece-nos bem que a nova actualização aconteça no início do ano seguinte”, diz.

O pedido de aumento da ATEC, de 6,5 por cento, fica abaixo dos sete por cento requeridos pela Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau (ATFPM), no encontro com Chui Sai On prévio à apresentação do programa de Governo para 2012.

 

Advertisement
No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.