Macau e OMS firmam acordo na área da medicina tradicional chinesa
O Governo de Macau assina hoje um plano de cooperação com a Organização Mundial de Saúde (OMS) na área da medicina tradicional chinesa. O protocolo é firmado no território pelo Chefe do Executivo, Chui Sai On, e a directora-geral da entidade, Margaret Chan.
Com a parceria pretende-se “apoiar o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa” na RAEM, “incluindo o registo de profissionais e de produtos farmacêuticos e a implementação de boas práticas de fabrico”, explicou ontem o director dos Serviços de Saúde de Macau (SSM), Lei Chin Ion.
O acordo visa igualmente “aumentar a capacidade dos administradores de medicina tradicional chinesa do território e ampliar o seu campo de visão”, bem como “elevar a notoriedade da RAEM a nível internacional”. Por último, mas não menos importante, o protocolo tem em vista o desenvolvimento do Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa da Ilha da Montanha.
O plano de cooperação entra em vigor no próximo dia 2 de Setembro e durará mais de quatro anos, com conclusão prevista para 31 de Dezembro de 2015. A abrigo do protocolo vão ser feitas acções de formação inter-regionais para 45 especialistas e a elaboração de documentos técnicos relativos aos estudos clínicos da medicina tradicional. Prevê-se ainda a organização de formação para 100 profissionais locais do sector.
O Governo deverá investir 2,4 milhões de patacas nas acções de formação.
