Skip to content

Uma China cada vez mais velha e urbana

April 29, 2011

O último levantamento demográfico do país mostra que metade da população fez as malas e mudou-se para a cidade. Há cada vez mais idosos e menos jovens. Os especialistas defendem a flexibilização do controlo da natalidade.

A população chinesa está a envelhecer rapidamente, com metade da população a viver actualmente nas cidades do país, de acordo com os dados do censo nacional levado a cabo no ano passado e ontem divulgados em Pequim pelo Governo Central.

As informações recolhidas deverão reacender o debate sobre eventuais reajustamentos na política do filho único, de acordo com alguns analistas, ainda que o Presidente Hu Jintao tenha esta semana declarado que as medidas de controlo da natalidade são para manter tal como estão.

Os dados do censo chinês de 2010 mostram um forte declínio do número de indivíduos jovens, e aqueles que têm menos de 14 anos de idade representam actualmente apenas 16,6 por cento do total da população, contabilizada em 1,34 mil milhões de pessoas. O dado representa uma quebra de 6,3 por cento face a 2000.

Já o número daqueles que têm mais de 60 anos de idade representa actualmente 13,3 por cento da população total, numa subida de três por cento face ao verificado há dez anos.

O acelerado envelhecimento demográfico tem gerado a preocupação de que a China não seja capaz de manter o actual crescimento económico no futuro, devido à redução da população activa e disponível para trabalhar nas fábricas e na construção de infra-estruturas no país. A mão-de-obra possibilitou que a China seja hoje a segunda maior economia do mundo, a seguir aos Estados Unidos.

A transformação económica que o país tem vivido nas últimas décadas assistiu também a alterações no perfil urbano nacional. Os resultados do censo indicam que 49,7 por cento da população habita agora nas cidades, contra os 36 por cento verificados no levantamento demográfico anterior. O número total da população – 1,34 mil milhões – tinha já sido divulgado no ano passado.

O estudo mostra também que a política do filho único tem sido eficaz no controlo do crescimento da população. Se em 2000 cada agregado familiar contava em média 3,44 pessoas, o número é actualmente de 3,1.

No período mais recente, tem crescido a especulação relativamente a uma eventual flexibilização das normas de controlo da natalidade introduzidas em 1980 como medida provisória destinada a conter o número da população, havendo da parte de analistas, da imprensa e da população em geral a expectativa de que o Governo Central venha a permitir que um maior número de famílias possa ter dois filhos. Actualmente, a maioria dos casais urbanos tem um filho, e grande parte das famílias rurais conta dois.

Na véspera da divulgação dos dados do levantamento, o presidente Hu Jintao afirmou numa reunião com dirigentes de topo do Partido Comunista Chinês destinada a discutir a política demográfica que o país irá manter o planeamento familiar rigoroso para manter em baixo a taxa de natalidade.

Há no entanto especialistas que defendem que a discussão sobre o assunto poderá ser um indicador de um novo debate e eventuais alterações. Wang Feng, director do Centro para as Políticas Públicas Brookings-Tsinghua, em Pequim, considerou “altamente significativa” a oportunidade com que foram feitos os comentários do Presidente. “Considero que é um sinal importante de que o debate atingiu as altas esferas e de que as mudanças estarão a caminho”, declarou.

O Governo Central defende que as regras de planeamento familiar existentes impediram 400 mil nascimentos e conseguiram quebrar a tradicional preferência por famílias numerosas, que contribuía para perpetuar a pobreza no país. Mas a política teve também como efeitos colaterais o aborto selectivo de raparigas e o envelhecimento veloz da população.

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.