Skip to content

Sarau com folclore

December 21, 2009

Hu Jintao assistiu ao um sarau comemorativo do 10º aniversário da transição de poderes, onde se mostrou um território multicultural que olha para o futuro com orgulho da herança dos portugueses, entende a Agência Lusa.
O Centro de Convenções do Dome foi o palco da cerimónia oficial, em que estiveram reunidas as mais importantes personalidades da vida política da China e das Regiões Administrativas Especiais de Macau e Hong Kong.
Edmund Ho despediu-se do cargo de Chefe do Executivo de Macau, que exerceu nos últimos dez anos e que cedeu a Chui Sai On, numa grande festa que “mostrou” uma Macau empenhada num futuro que ultrapassa as fronteiras do entretenimento e do jogo, e que aposta na especificidade multicultural da região e na formação das gerações mais novas.
Mais de 100 músicos da Orquestra de Macau e da Orquestra Nacional Sinfónica da China partilharam o palco com dezenas de bailarinos e cantores, a maioria jovens, que proporcionaram um espectáculo cultural por mais de uma hora, em que se realçou o “sucesso” da concretização do princípio “um país, dois sistemas” numa região que mostra ter a capacidade de preservar as marcas do passado.
Com o chão do palco a remeter para a calçada portuguesa e com varandins em estilo colonial que serviram de palco a actuações de vários cantores, a herança dos portugueses teve destaque na noite em que a China celebrou o regresso de Macau à “Mãe Pátria” e em que não faltou o folclore português.
Danças do dragão, ópera cantonense – recentemente classificada pela UNESCO como património intangível da Humanidade -, ballet e música clássica interpretada por jovens talentos de Macau foram alguns dos momentos altos da noite, que juntou artistas da região e do continente chinês.
Para encerrar o espectáculo, Edmund Ho acompanhou pela última vez como líder do Governo de Macau o Presidente chinês ao palco para cantar com todos os participantes da festa a “Ode à Pátria”, um momento cheio de emoção e significado que levou os convidados a levantarem-se e juntarem as suas vozes na noite que marca os dez anos desde que Portugal “devolveu” Macau à China.
No evento marcaram também presença Chui Sai On, os deputados da Assembleia Legislativa de Macau, além das delegações do Governo chinês e de Hong Kong, esta última liderada por Donald Tsang, bem como a guarnição do Exército de Libertação Popular.

Advertisement
No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.