Macau procura voluntários para Xangai 2010
Cerca de 300 voluntários irão dar apoio aos visitantes dos espaços de Macau na Expo 2010 de Xangai. A coordenadora do gabinete preparatório para a participação da RAEM explicou ontem o perfil dos candidatos e disse estar a preparar uma ampla programação cultural.
Paulo Barbosa
A participação de Macau na Exposição Mundial de Xangai, que arranca no próximo dia 1 de Maio, deu ontem mais um passo, com a apresentação de um programa de voluntariado para dar apoio aos pavilhões que representarão a região no certame.
A coordenadora do gabinete preparatório para a participação da RAEM na exposição disse ontem que, mesmo antes da apresentação pública do programa, já existem cem voluntários inscritos. O objectivo será escolher 300 pessoas, que terão de ter mais de 17 anos e “um nível bom de educação, sendo preferencialmente residentes de Macau, falantes de mandarim, inglês e de outras línguas”, descreveu Ieong Pou Yee.
A responsável referiu que o objectivo do programa de voluntariado “é proporcionar uma oportunidade para que as pessoas de Macau participem num evento global muito significativo, com dimensão nacional e internacional”. A iniciativa visa também promover “o sentimento de pertença a Macau e o patriotismo, mostrando as características da população de Macau, a sua tolerância, gentileza, calor e forma de vida harmoniosa”.
As tarefas dos voluntários consistem em proporcionar assistência aos visitantes, garantir a manutenção de ordem, prestação de serviços de guia e tradução, apoio aos órgãos de comunicação social e eventual ajuda em termos de primeiros socorros. A escolha dos voluntários será feita através de uma entrevista e os candidatos seleccionados frequentarão um programa de formação que arrancará em Março, numa cooperação entre o gabinete preparatório e o Instituto de Formação Turística, e que versará principalmente as “técnicas de atendimento e cortesia”.
A viagem entre o lugar de residência dos voluntários não será paga, mas Ieong Pou Yee informou que a organização irá providenciar alojamento aos voluntários que não residam em Xangai e refeições nas horas em que estiverem envolvidos no voluntariado. A responsável recusou a hipótese de o facto de as viagens não serem pagas constituir um elemento dissuasor de candidaturas. “Temos um programa de formação e providenciamos alojamento, que atingirá valores altos aquando da exposição. Estamos a oferecer mais do que outras regiões da China. Organizaremos outros programas e actividades promocionais em que os participantes não terão qualquer recompensa financeira e este é o espírito para participar num evento deste género.”
A nata dos artistas locais
O programa definitivo de actividades culturais relacionadas com a representação de Macau em Xangai deverá ser anunciado em Fevereiro, três meses antes da abertura oficial da exposição. Para já, estão previstas mais de cem actividades levadas a cabo por artistas de Macau. Ieong Pou Yee referiu que o programa pretende “fazer com Macau tenha uma ampla cobertura por parte dos órgãos de comunicação social, por isso têm sido contactados vários grupos de artistas, que mostraram grande interesse, e serão seleccionados os de mais qualidade, os que possam realmente representar Macau”.
O certame mundial de Xangai vai ocupar uma área de 528 hectares ao longo das duas margens do rio Huangpu. Cerca de 200 países e organizações já assinaram os contratos de participação, que terá o lema “Better City, Better Life” (Melhor Cidade, Melhor Qualidade de Vida). Macau irá estar representado fisicamente por dois pavilhões, o principal dos quais, intitulado “Lanterna Imperial – Coelho de Jade”, com desenho de Carlos Marreiros. O outro espaço será a Casa de Penhores “Tak Seng On”, situada na zona das melhores práticas de desenvolvimento urbano da Expo 2010.
O período mínimo de voluntariado é de um mês e os interessados poderão encontrar todas as informação sobre o procedimentos para concorrer através do site www.2010expomacao.gov.mo, onde estão disponíveis os formulários de inscrição.
